
O Território Mídias Brasil (TMB) realiza seu último encontro do ano no dia 13 de dezembro (sábado), na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo (SP).
Vai ser um momento de celebração, balanço e projeção dos desafios da comunicação popular para 2026. Convidadas(os): Carmen Silva (Ocupação 9 de Julho), Sato do Brasil (TMB), Tatiana Lima (Fala Roça – RJ) e Bia Monteiro (Instituto Vladimir Herzog).
Carmen Silva – Presidenta e cofundadora da Ocupação 9 de Julho, referência nacional na gestão comunitária, irá falar sobre a importância da comunicação nas lutas e conquistas de sua trajetória.
Tatiana Lima – Coordenadora de Jornalismo e Editora-Chefe do veículo de comunicação Fala Roça. Articuladora e comunicadora popular e jornalista, cria da favela do Quitungo e Tuiuti, vem do Rio de Janeiro para falar sobre a sustentabilidade das Mídias.
Sato do Brasil – Diretor de arte, designer gráfico, cenógrafo, fotógrafo, ilustrador, jornalista e sushiman. Integrante de diversos coletivos e articulador no TMB em São Paulo, irá falar sobre a importância da união das pautas de comunicação e arte para ampliação do olhar, da atuação e dos resultados no enfrentamento às injustiças sociais.
Bia Monteiro – Comunicadora e jornalista com experiência em projetos que conectam cultura, política, território e impacto social. No Instituto Vladimir Herzog, participa da Coalizão para a Defesa do Jornalismo, com foco na desinformação. Bia tem experiência em produção e gestão de conteúdo multiplataforma, podcasts, mídias sociais e projetos comunitários.
Além do bate-papo, vai rolar algo inédito: o 1º “Desfile de Comunicação” do TMB! Vem conferir o que queremos conquistar para as Mídias em 2026. Pra começar, a partir do dia 13, as Mídias já podem se cadastrar na plataforma do TMB:
Para RJ, SP, BA e RS, e também para os novos estados do PA, MT, MG, PE e DF → nessa fase são 100 cadastros por estado! O quanto antes fizer, melhor! www.territoriomidiasbrasil.com.br
2025 foi o ano em que o TMB nasceu, ganhou corpo e movimento, fortalecendo rádios comunitárias, mídias periféricas e coletivos de jovens comunicadores.
Produzimos materiais informativos sobre diversos temas, foram 6 encontros virtuais, 3 presenciais (RJ, BA e RS), muitos aprendizados e iniciamos a formação de uma rede que só cresce!
Vamos celebrar o que já construímos, e desenhar, juntas e juntos, o futuro da comunicação popular.
Inscrições aqui: https://forms.gle/ns1tbAHWwgF9Tt7d9