Autor da clássica obra A Era da Informação, Manuel Castells se pronunciou em relação ao processo ilegal de impeachment levado a cabo no Brasil. Segundo o Sul21, o espanhol rechaçou o golpe e, em resposta ao ativista digital Marcelo Branco, conclamou o povo brasileiro a resistir nas redes e nas ruas. Confira:
O sociólogo espanhol Manuel Castells divulgou nesta sexta-feira (13) mensagem de apoio à presidenta Dilma Rousseff. A mensagem, encaminhada a Marcelo Branco, ativista do movimento software livre, que está na Espanha, Castells propõe mobilização nas redes e nas ruas para derrotar o golpe de Estado. Segue a íntegra da mensagem de Castells:
“Marcelo, nestes momentos temos que estar unidos e decididos a reverter o golpe. É a hora do movimento, do twitter, das passeatas e acampamentos, com muito pacifismo mas decididos. Se fizer um manifesto de intelectuais defendendo a Dilma (que, creio, deveria fazer) pode colocar meu nome na primeira fila. Se falar com Dilma diga que estou com ela. Este ataque à democracia e à dignidade por um bando de corruptos tem que ser contestado, acima das diferenças políticas que possamos ter entre os democratas e progressistas. Estou contigo e com Dilma nesta luta. Um Abraço, Manuel”.