O programa “Barão Sindical – Em pauta, a nobre comunicação dos trabalhadores” recebe o jornalista Moacy Neves, que atua na área há 27 anos, numa opção de aliar a profissão à militância.
Com vasta e diversa experiência no mundo sindical, ele vê a necessidade de avanços na comunicação das entidades, especialmente nas redes sociais, hoje presentes da vida de grande parte da população. Embora as entidades debatam o tema e o vejam como prioridade, alerta Neves, passar da teoria à prática ainda é tarefa a ser cumprida, o que é fundamental ao sucesso da luta política dos trabalhadores, mas exige estrutura adequada.
Assessor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz) e gestor das Redes Sociais do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Salvador (Sintrasuper), é também, desde 2019, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).
Ele conta que a entidade busca se fortalecer e se aproximar dos profissionais que representa, especialmente os mais jovens, ainda minoria entre os filiados. Nessa batalha, exemplo de iniciativa bem-sucedida em defesa da categoria, foi a conquista da imunização em maio último para os profissionais de imprensa na Bahia que apresentavam índices alarmantes de contaminação pela Covid-19.
Na batalha pelos direitos dos profissionais, que é cotidiana, ressalta Neves, está o enfrentamento da precarização, com grande parte dos profissionais contratados como pessoa jurídica, o desrespeito à jornada de trabalho e a desvalorização da formação.
#DicasDoMoacyNeves
Formação do Império Americano, de Luiz Alberto Moniz Bandeira, Civilização Brasileira, 2017, 1034 págs.
Marighella (2019)
Direção: Wagner Moura