Autor do livro Operação Banqueiro, Rubens Valente será entrevistado por blogueiros nesta terça-feira (21), a partir das 19h, na sede do Centro de Estudos Barão de Itararé. Na ocasião, ele falará sobre o processo de investigação e produção da obra, que trata do inusitado desfecho da Operação Satiagraha. A TVT transmite a atividade ao vivo.
“Uma trama sobre poder, chantagem, crime e corrupção”, o livro Operação Banqueiro (Geração Editorial, 464 páginas) disseca a polêmica em torno do poderoso e enigmático banqueiro Daniel Dantas, preso em 2008 pelo delegado federal Protógenes Queiroz, por ordem do juiz Fausto de Sanctis, mas estranhamente libertado pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. As provas da investigação, anuladas até então, são objetos da investigação de Rubens Valente, repórter da Folha de S. Paulo.
Os segredos e documentos inéditos levantados pelo autor têm causado incômodo em Dantas, que fez fortunas durante as privatizações do Governo FHC. Seus advogados alegam “abuso de liberdade de expressão” e “divulgação de material ilícito”, prometendo duras represálias ao autor e a editora responsáveis pela publicação.
Na coletiva, Rubens Valente contará como foi garimpar os autos da Operação Satiagraha e falará sobre as perguntas suscitadas – e, em parte, respondidas – pelo livro: afinal, quem são os aliados e protetores de Daniel Dantas?
Leia mais
Luis Nassif: A Operação Banqueiro e como se uniram as duas maiores fábricas de dossiês da República
Paulo Henrique Amorim: Guia para o impeachment de Gilmar
Altamiro Borges: Operação Banqueiro incomoda Dantas
Rodrigo Vianna: Daniel Dantas é personagem central de livro que a Folha não quis publicar
Da redação