O mundo assiste chocado ao genocídio levado a cabo por Israel contra o povo palestino, com imagens estarrecedoras sendo transmitidas em tempo real. Mesmo assim, os crimes cometidos pelo sionismo seguem sendo tratados com complacência pelos meios de comunicação hegemônicos e contam com apoio por parte de governos poderosos do Ocidente.
Há urgência para intensificar uma articulação global de solidariedade ao povo palestino, demandando o cessar-fogo imediato em Gaza, exigindo que o Estado de Israel pague por seus crimes e que encerre a ocupação colonial do território palestino. Com a missão de unificar povos e países de todo o globo nesta missão, a África do Sul sediou, em maio deste ano, a primeira Conferência Global Antiapartheid pela Palestina.
Para discutir o que pode ser feito no Brasil e na América Latina para amplificar as denúncias e fortalecer a solidariedade com o povo palestino, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove um bate-papo na quinta-feira (6), às 17h (horário de Brasília), com convidados que participaram da Conferência em Joanesburgo, na África do Sul, e que compartilharão suas experiências e os resultados do evento internacional.
- Dalia Qumsieh (ao vivo da Palestina) – advogada palestina e fundadora da Iniciativa Balasan para os Direitos Humanos, organização fundada com o objetivo de promover os direitos humanos em todo o território palestino ocupado e desafiar as políticas que permitem que a injustiça persista no território palestiniano ocupado;
- Ahmed Shehada – médico palestino-brasileiro e presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal)
Além de Dalia e Ahmed, o Barão também recebe os seguintes parceiros para dialogar sobre como as mídias independentes e os movimentos sociais da região podem se empenhar na solidariedade a Palestina:
- Ualid Rabah – presidente da Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal Brasil), filho de pai e mãe palestinos que chegaram ao Brasil em 1960 e 1965
- Javier Tolcachier – representante do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA), investigador do Centro Mundial de Estudos Humanistas, comunicador na agência Pressenza e militante humanista
A atividade terá a apresentação conjunta dos jornalistas Rita Casaro e Felipe Bianchi, do Barão de Itararé. Felipe Bianchi, que integra a agência ComunicaSul e o FCINA, também esteve na Conferência em Joanesburgo.
Participe pelo chat e compartilhe suas ideias para apoiar o povo palestino! Inscreva-se no canal, deixe seu “like” e ajude a divulgar esta live.