Manual de Comunicação LGBTI+, guia para um jornalismo livre de preconceitos

Comunicação
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Com lançamento já anunciado para São Paulo, Curitiba, Brasília e Maceió durante o mês de maio, o Manual de Comunicação LGBTI+ é uma espécie de guia para um jornalismo mais inclusivo e com menos preconceitos e estigmas, reproduzidos comumente pelos meios de comunicação. A iniciativa é fruto de parceria entre a Aliança Nacional LGBTI+ e a Rede GayLatino.

Além de esclarecer dúvidas conceituais, o manual orienta e faz recomendações sobre o emprego de termos e questões relacionadas à linguagem, terreno espinhoso mesmo para veículos e comunicadores sensíveis às pautas relacionadas à diversidade. O lema da publicação sintetiza sua missão: "substitua o preconceito por informação correta". O material ainda traça um panorama sobre avanços recentes no reconhecimento e afirmação de direitos no Brasil e no mundo.

“Estamos em um momento de muito acirramento do ódio e ataque aos movimentos sociais, às mulheres, aos negros, população LGBTI+, etc. Então, a comunicação, as linguagens, o jornalismo, são sempre campos de disputa", explicou Julian Rodrigues, membro da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), à Revista Fórum. "O manual pretende espalhar as informações sobre que é o movimento LGBTI+, quais são as principais demandas. Tem uma função informativa, até para ter como aliados os comunicadores e jornalistas. Muitas vezes a chamada mídia tradicional usa termos pejorativos, equivocados e sem respeitar a identidade de gênero ou orientação sexual. Do ponto de vista objetivo, queremos esclarecer esses profissionais e fazer com que essa comunicação não seja uma comunicação discriminatória”.

Confira, abaixo, as datas já confirmadas de lançamento.

DF, Brasília: 16 de maio de 2018, às 14h. Senado Federal, Sala da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Anexo II – Ala Senador Nilo Coelho

PR, Curitiba: 21 de maio de 2018, às 18h30. Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Rua José Loureiro, 211, Centro

SP, São Paulo: 22 de maio de 2018, das 18h30 às 21h. Novotel São Paulo Jaraguá, Rua Martins Fontes, 71, Centro

AL, Maceió: 25 de maio de 2018, às 9h. Assembleia Legislativa de Alagoas, Praça Dom Pedro II, s/no, Centro