Simples Assim Podcast recebe Carolina Potiguara para falar sobre marco temporal

Notícias do Barão
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No episódio desta quinta-feira (5) do Simples Assim Podcast as apresentadoras Sandra Recalde e Izabel Oliveira recebem Carolina Potiguara para um debate sobre marco temporal, uma tese jurídica que impacta diretamente os povos indígenas, no qual teriam direito somente às terras que ocupavam ou disputavam até 1988, data da promulgação da Constituição.

Carolina Potiguara é indígena de ascendência Potiguara da Paraíba, traz sua expertise como licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense e com mestrado pela UFRJ. Ela se dedica a diversas áreas de pesquisa, incluindo linguística, políticas de linguística, identidades étnicas, territórios culturais, direitos das mulheres indígenas e muito mais.

WhatsApp Image 2023 10 05 at 14.34.54

Além disso, Carolina desenvolve o Projeto Saberes Indígenas na Educação Ambiental em Maricá (RJ) e ministra oficinas sobre cultura indígena e grafismo. O programa estará disponível a partir das 20h (Brasília)

Simples Assim e Barão de Itararé

Sandra Recalde e Izabel Oliveira moram em Maricá, no Rio de Janeiro. Duas amigas que resolveram passear pelas veredas da internet. Elas querem compartilhar o que pensam sobre a vida, sobre filhos, filhas, netos, netas, preconceito, religião, política, contradições, angústias, sonhos, decepções e vontades reprimidas. Sem assuntos proibidos, mas que tenham é claro, o respeito como base, mesmo que existam assuntos difíceis ou controversos.

“Aqui as diferenças serão o combustível para chegar mais perto da verdade de forma humana, dialogando com o público de forma descomplicada, objetiva, simples. Humanidade é o que nos move. O Respeito as diferenças nos orientam”, afirma Recalde.

Simples Assim vai ao ar todas as quintas feiras, sempre às 20h, pelo Youtube e Spotify. Elas também estão presente nas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok - basta procurar por SimplesAssimPodcast.

A parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé vem no sentido de somá-las à luta pela democratização da comunicação, pelo combate às desinformação na internet, sempre com o norte de conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país.

Siga o podcast nas plataformas: YouTube, Instagram e Spotify e no Site