O Fórum Brasil de Comunicação Pública acontece nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília (DF). A proposta do encontro é discutir e amadurecer propostas no campo da comunicação pública, de modo a fortalecer seu sistema no Brasil. Além disso, a atividade pretende capacitar as organizações atuantes para intervir nas políticas públicas e na regulação do setor, articulando um espaço permanente para o diálogo estratégico.
Entre os temas a serem abordados, estão a universalização do acesso, a convergência de linguagens e conteúdo interativo, as formas de financiamento do sistema público e as políticas de fomento para o segmento audiovisual. A programação acontece no Auditório Nereu Ramos e nos Plenários das Comissões onde haverá reuniões setoriais de grupos de discussão.
O evento é promovido pela Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (FrenteCom), grupo composto por mais de uma centena de entidades atuantes no campo da comunicação social na esfera pública e na sociedade civil.
O Fórum dá sequência aos I e II Fóruns de TVs Públicas e ao Seminário Internacional Regulação da Comunicação Pública, realizados, respectivamente, em 2006, 2009 e 2012. Ao final do evento, as organizações participantes entregarão a plataforma consolidada de demandas para a comunicação pública à Presidente da República reeleita.
As inscrições podem ser feitas online no seguinte endereço: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=11191
Confira a programação completa:
Confira abaixo a programação do Fórum Brasil de Comunicação Pública.
DIA 13/11
MANHÃ
9h ABERTURA
10h30 – Painel I: “Regulação do Campo Público”
TARDE
14h – Painel II: “Tecnologia e Infraestrutura do Sistema Público”
16h30 – Grupos de Discussão
1. Gestão e Participação
2. As rádios comunitárias no campo público
3. Canal da Cidadania
4. Rede de Comunicação Pública
DIA 14/11
MANHÃ
9h – Painel III: “Convergências de Linguagens e Conteúdo”
11h – Painel IV: “Financiamento do Sistema Público e Políticas de Fomento para o Audiovisual”
TARDE
14h – Grupos de Discussão
5. Financiamento do Campo Público
6. A situação dos trabalhadores do campo público
7. Conteúdo e diversidade
16h – Plenária Final
18h30 – Entrega da Plataforma dos movimentos à Presidenta eleita