Fonte: SJSP
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vai realizar, nesta terça-feira, 27 de outubro de 2015, às 19 horas, um ato para celebrar a luta dos jornalistas pelos direitos humanos. Além de demonstrar o papel da entidade na luta contra o arbítrio e pela defesa da liberdade de imprensa, o encontro irá homenagear a memória de Vladimir Herzog e seus companheiros presos em outubro de 1975. No momento em que Herzog foi morto, havia nas celas do DOI-Codi 11 jornalistas detidos: Anthony de Christo; Diléa Frate; Fred Pessoa; George Duque Estrada; Luis Paulo Costa; José Vidal Pola Galé; Marinilda Marchi; Paulo Markun; Ricardo de Moraes Monteiro; Rodolfo Konder e Sérgio Gomes.
A data de 27 foi escolhida para a manifestação pois, neste dia, os jornalistas reunidos no Sindicato determinaram que o auditório de sua sede passaria a se chamar Vladimir Herzog, em homenagem ao colega assassinado e para marcar a resistência dos trabalhadores ao arbítrio.
Desde então, este local se tornou uma trincheira do movimento sindical e da sociedade civil para o debate e a organização das ações em defesa dos direitos humanos, das conquistas trabalhistas, da liberdade de imprensa e da democracia no Brasil.
O ato será marcado por uma reinauguração simbólica do auditório, quando será descerrada uma placa relatando esta história e registrando os nomes dos jornalistas detidos à época. Vários deles estarão presentes ao ato. Na ocasião, também será lançado o relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas de São Paulo, que será disponibilizado na internet. Também será distribuído aos presentes um exemplar de fac-símile do jornal UNIDADE, de novembro de 1975, com a cobertura do assassinato de Herzog.
O ato faz parte das cerimônias realizadas por ocasião dos 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-Codi, ocorrido em 25 de outubro de 1975.
São José do Rio Preto
No dia 29 de outubro, a jornalista e diretora do SJSP, Rose Nogueira, fará palestra e lançamento do projeto do “Centro da Memória da Luta Contra Ditadura” na Câmara Municipal de São José do Rio Preto. A atividade está marcada para às 15 e as 19h haverá palestra com estudantes de comunicação da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos). Rose foi da Ação Libertadora Nacional (ALN) e presa em 4 de novembro de 1969, em São Paulo (SP). Atualmente, a jornalista é diretora do SJSP e militante de causas ligadas aos Direitos Humanos.
Ato político em memória de Vlado
Quando: 27 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h
Onde: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (rua Rego Freitas 530, sobreloja – Vila Buarque)