A sociedade digital eleva a importância da criptografia, esse conjunto de técnicas e princípios que fortalecem a segurança e a privacidade das comunicações na internet. Seja nas transações bancárias, no e-commerce, numa simples troca de e-mails ou em apps de mensageria, a criptografia está lá. Muitas dessas aplicações, inclusive, prometem a criptografia de ponta a ponta, aquela que a mensagem é embalada num pacote codificado e nenhum intermediário (sequer a plataforma) tem acesso, a não ser o emissor e o receptor daquela comunicação. Mas será que isso é real?
Apesar de órgãos multilaterais reconhecerem a importância de uma criptografia forte e do direito ao anonimato, fundamentais para a liberdade de expressão, governos de todos os matizes ideológicos invariavelmente criam projetos de lei para enfraquecê-la com backdoors ou chaves de acesso para situações excepcionais. E se a exceção se torna regra, como ficamos?
O Batalhas Digitais #8 debate essas questões com Veridiana Alimonti, analista sênior de políticas para América Latina da Electronic Frontier Foundation; e Paulo Rená, professor do UniCEUB e fundador do Instituto Beta: Internet e Democracia. A condução é do jornalista Enio Lourenço, da Coalizão Direitos na Rede.