19 de junho de 2024

Search
Close this search box.

Renata Mielli: regulação deve buscar equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade de empresas

No comando do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 31 de março, a jornalista Renata Mielli considera que a participação do Comitê Gestor da Internet pode ajudar no debate sobre a regulação das redes sociais, em discussão no Congresso. Para ela, esse debate deve buscar um “denominador comum que consiga equilibrar a responsabilidade necessária das empresas com a preservação da liberdade de expressão”.

Do contrário, de acordo com Renata, o país vai continuar sofrendo com as consequências dessa “terra sem lei”, como já ocorreu na tentativa de golpe de Estado, no 8 de janeiro, articulado por bolsonaristas por meio das plataformas digitais. 

Renata é também coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e integrante da Coalizão Direitos da Rede. E pretende levar sua experiência em defesa de políticas que ajudem a superar as evidentes desigualdades. Assim como avançar com iniciativas bem-sucedidas em outros países.

Rede Brasil Atual

Seminário do CGI.br

Uma das primeiras iniciativas da nova gestão sobre o tema será a realização de um seminário, no próximo dia 25 de abril, em Brasília. No debate sobre a regulação, o Comitê vai lançar uma consulta pública para ouvir a sociedade brasileira sobre o assunto.

“As redes sociais cumprem um papel de dar visibilidade maior a determinados conteúdos, em detrimento de outros, sem qualquer transparência, a partir do investimento de altos recursos econômicos. Então não é mais possível que essas plataformas não respondam em nenhuma medida pelo o que ocorre na prestação de seus serviços”, observou Renata Mielli.