12 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Rio Grande do Sul realiza 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais em setembro; inscreva-se!

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg) vêm promovendo debates em vários estados do país e chegou a vez do Rio Grande do Sul realizar o 3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais. A atividade, que conta com o apoio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e suas entidades filiadas, será realizada no sábado (16), no Auditório do CPERS Sindicato, em Porto Alegre a partir das 9h.

“Nossa expectativa é que seja um momento importante de reflexão para os comunicadores e ativistas no estado. Que a gente se encontre e converse sobre os nossos fazeres, dificuldades, compartilhe nossas necessidades e elabore propostas para a democratização da comunicação”, diz a editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindicato dos Jornalistas RS e integrante do Conselho Deliberativo do FNDC, Katia Marko, que está na organização do evento.

Leia também:
Blogueiros e ativistas criam Consórcio da Mídia Digital de Pernambuco
Comunicadores exigem investimento para mídias alternativas durante encontro na Paraíba

A iniciativa reunirá jornalistas, ativistas e comunicadores populares e contará com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, além do coordenador do Barão de Itararé, Altamiro Borges.

Segundo a organização, o evento tem como objetivo discutir e fomentar soluções para a comunicação ativista, popular e comunitária no contexto da cultura da desinformação. As inscrições estão abertas e são gratuitas (clique aqui), sendo possível a participação tanto presencial quanto remota. 

blogprogcardrs

“Esperamos que brilhem ideias novas e possibilidades para a gente estar, cada vez mais, fazendo uma comunicação comprometida com o povo, os trabalhadores, o povo da periferia que precisa ter vez e voz”, finaliza Katia.

Confira a programação completa:

• Mesa 1: Para democratizar a comunicação (as regulações das mídias tradicionais e digitais). Paulo Pimenta – ministro-chefe da Secom; Katia Marko – conselho deliberativo do FNDC; Altamiro Borges – Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e Leonardo Rodrigues Echevarria (Preto) – Comitê Gaúcho do FNDC (Cpers) e membro do coletivo Pão com Ovo.

• Mesa 2: Roda de diálogo para levantar propostas de como fortalecer as mídias alternativas, comunitárias e públicas e aprovação da Carta de Porto Alegre.

Serviço:

3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Rio Grande do Sul 
Data: sábado (16)
Horário: das 9h às 16h
Local: CPERS Sindicato – Av. Alberto Bins, 480 – Centro Histórico, Porto Alegre