21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

“A cultura é um dispositivo de emancipação e transformação social”, diz ministra Margareth Menezes

Jornalistas da mídia alternativa entrevistaram, na sexta-feira (15), a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Durante quase uma hora de conversa, promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a ministra comentou sobre as iniciativas da pasta para reconstruir o setor como o fortalecimento do Plano Nacional de Cultura, a descentralização das políticas públicas para ampliar o acesso da população aos editais, a retomada do programa Cultura Viva, a criação do Museu da Democracia, dentre outras.

“A cultura é um dispositivo de emancipação e de transformação social. A arte é uma ferramenta muito potente neste sentido”, refletiu Margareth Menezes ao se referir sobre a criação da Fábrica Cultural, um espaço de cultura criado por ela há 18 anos, em Salvador. “Com o centro cultural vimos na prática a transformação que estes espaços promovem em todo o entorno”, disse.

Margareth Menezes apontou que a cultura brasileira gera 3,11% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo dados do Observatório Itaú Cultural. “Isso é um indicativo de que a cultura é uma ferramenta de desenvolvimento econômico”, destacou.

Com o desmonte do Ministério da Cultura, disse a ministra, todas as políticas foram deixadas de lado, então estamos implementando novas visões e reconstruindo a pasta. “Nosso desejo é que quem consome e quem produz cultura tenha mais qualidade”, assegurou.

Em relação à criação do Museu da Democracia, a ministra acredita que é preciso defender o regime político contra os ataques fascistas. “O Brasil tem um grande potencial de desenvolvimento social, econômico, de sustentabilidade e tudo isso passa por criar um momento de reflexão e como mudar o tratamento com nossa a história, por isso a ideia de criar o museu”, informou.

A coletiva foi apresentada pelo coordenadora do Barão, Rita Casaro, e foi composta pelas seguintes entrevistadoras: Luana Ibelli (Brasil de Fato), Dri Delorenzo (Fórum), Regina Zappa (Brasil 247), Talita Galli (TVT), Mariana Serafini (Carta Capital) e Laís Diogo (Periferia em Movimento).

Inscreva-se no canal do Barão no YouTube e não perca a série de entrevistas com ministros!