18 de julho de 2024

Search
Close this search box.

“Caixa voltou a ser protagonista no desenvolvimento do país”, diz Rita Serrano

Qual a importância dos bancos públicos na retomada do crescimento econômico no Brasil? Este foi um dos temas em pauta, nesta quarta-feira (4), em coletiva de imprensa realizada pelas mídias independentes com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

Érika Ceconi | Barão de Itararé 

“Tenho um compromisso grande com as causas sociais, fui dirigente sindical, atuei em defesa do patrimônio público brasileiro e hoje estou nesse desafio: o presidente Lula me deu a tarefa de reconstruir a Caixa, junto com a reconstrução do país”, destacou Serrano, durante a entrevista online.

Segundo ela, nesses nove meses de gestão, o banco conseguiu retomar o seu protagonismo frente aos programas sociais, de infraestrutura e crédito. “Só pelo Bolsa Família, passam pela Caixa 21 milhões de brasileiros”, informou. Rita apontou ainda que o banco atingiu, nesta semana, uma carteira de 700 bilhões de crédito imobiliário. “Se compararmos o PIB (Produto Interno Bruto) da China e do Brasil, proporcionalmente, a carteira da Caixa é 1,5% maior que a do banco chinês”, alertou.


A presidenta da Caixa também ressaltou a realização de ações para a implementação de uma cultura humanizada com os funcionários e de coibição de qualquer forma de assédio. “Havia uma proibição de que as pessoas usassem roupa vermelha [na gestão anterior]”, disse. Outra medida da gestão, de acordo com Rita, foi a retomada de programas para a formação, educação e diversidade na instituição.

Ao ser questionada sobre rumores de uma possível troca no comando do banco, Rita Serrano afirmou que irá continuar realizando seu trabalho. “A Caixa vive seu melhor momento, os indicadores mostram que a instituição volta a ter protagonismo no Brasil. Temos um planejamento estratégico para contribuir com a retomada do desenvolvimento do país”, concluiu.

Promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a atividade foi apresentada pelo coordenador da entidade, Carlos Tibério e contou com os jornalistas: Luis Nassif (Jornal GGN), Renato Rovai (Revista Fórum), César Locatelli (Fórum 21), Conceição Lemes (Viomundo), Paulo Salvador (TVT) e Heloisa Villela (ICL Notícias).

Inscreva-se no Canal do Barão e ajude a fortalecer as mídias alternativas!