Neste episódio do Simples Assim Podcast, Izabel Oliveira e Sandra Recalde exploram como é envelhecer no século XXI. Com a expectativa de vida no Brasil subindo de 52 anos em 1960 para quase 80 anos hoje, a percepção do que significa ser idoso mudou drasticamente.
Hoje, a cada 21 segundos, um brasileiro faz 50 anos, e em 2050, serão 70 milhões de idosos no país. Nos últimos cem anos, os avanços em saúde, saneamento e urbanização transformaram a vida das pessoas mais velhas.
A geração que agora tem 50 ou 60 anos vive de forma ativa e conectada, mas ainda enfrenta desafios como doenças crônicas e o uso do SUS. Apesar disso, pessoas acima de 50 anos movimentam R$1,8 trilhão por ano e estão cada vez mais engajadas em atividades físicas, educação continuada e viagens. Saiba mais no programa que vai ao ar nesta quinta-feira (18), às 20h (Brasília), nas principais plataformas.
Simples Assim e Barão de Itararé
Sandra Recalde e Izabel Oliveira moram em Maricá, no Rio de Janeiro. Duas amigas resolveram passear pelas veredas da internet. Elas querem compartilhar o que pensam sobre a vida, sobre filhos, filhas, netos, netas, preconceito, religião, política, contradições, angústias, sonhos, decepções e vontades reprimidas. Sem assuntos proibidos, mas que tenham, é claro, o respeito como base, mesmo que existam assuntos difíceis ou controversos.
“Aqui as diferenças serão o combustível para chegar mais perto da verdade de forma humana, dialogando com o público de forma descomplicada, objetiva, simples. Humanidade é o que nos move. O respeito às diferenças nos orientam”, afirma Recalde.
Simples Assim vai ao ar todas às quintas-feiras, sempre às 20h, pelo Youtube e Spotify. Elas também estão presentes nas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok – basta procurar por SimplesAssimPodcast.
A parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé vem no sentido de somá-las à luta pela democratização da comunicação, pelo combate à desinformação na internet, sempre com o norte de conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país.
Siga o podcast nas plataformas: Instagram, Spotify, YouTube e no Site