O candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Teresina, Fábio Novo, foi o primeiro sabatinado na estreia do quadro Barão nas Eleições em 2024. Com as mídias independentes, Fábio falou sobre os projetos petistas para Teresina com a eleição ao Palácio da Cidade que se avizinha.
Renato Rodrigues/Pensar Piauí
A sabatina conta com a presença de diversos representantes das mídias independentes e o jornalista Oscar de Barros, do pensarpiauí, questionou Fábio Novo sobre o atual abandono do Centro da cidade, que parece um deserto quando a noite cai.
“Com a ajuda da nossa gestão, nós encaminhamos obras como a requalificação do prédio do DER, um dos poucos de arquitetura Moderna que nós temos e a nossa Estação Ferroviária, um investimento de R$ 12 milhões que está sendo finalizado agora, além das três Igrejas históricas e as escolas de música, dança e teatro, que colocam mais de 3 mil pessoas por dia no Centro. A nova política do programa Minha Casa, Minha Vida permite que você faça habitações no centro. O próprio presidente Lula agora está destinando prédios da União nos centros das cidades para habitação popular”, disse Fábio Novo.
Para o candidato, repensar o Centro é um foco primordial caso vença a eleição. Enquanto secretário de Cultura no governo Wellington Dias, Novo foi responsável por revitalizar boa parte dos prédios que mobilizam a cultura em Teresina.
“Quem mais revitalizou o Centro foi a Secretaria de Cultura quando eu estive à frente, com o Theatro 4 de Setembro, um símbolo que completa 130 anos, o Clube dos Diários, reabrimos a biblioteca Cromwell de Carvalho, que hoje atende 300 estudantes por dia. Revitalização do próprio Museu do Piauí, que também dobrou o público, o Memorial Esperança Garcia”, ressaltou o candidato.
Fábio Novo também trouxe à tona um projeto sobre o Cine Rex, localizado na Praça Pedro II e que está vazio há anos. Para ele, o local deve se tornar uma escola de Audiovisual voltada para alunos do ensino médio. “Nós deixamos um projeto pronto de que o Cine Rex passe a ser uma escola de audiovisual com foco para os nossos alunos do Ensino Médio, portanto da escola pública. Só a escola de audiovisual vai nos permitir ter um cinema revitalizado. Você precisa repensar o centro”, finalizou.
Você pode conferir a entrevista completa aqui:
Barão nas eleições
A proposta do Barão nas Eleições é a de promover sabatinas com candidatos progressistas às prefeituras municipais nas eleições de 2024. Uma oportunidade para um diálogo franco e construtivo sobre as propostas e os projetos do campo progressista para as administrações públicas no país, além de oportunizar o acesso de diversos veículos da mídia alternativa aos entrevistados.