Mais de 60 líderes de mídia do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) de mais de 40 países participaram da Cúpula de Mídia do BRICS, em Moscou no sábado (14), e discutiram o papel da mídia do bloco na promoção de um mundo multipolar.
Por redação/Xinhua
O presidente da Agência de Notícias Xinhua e presidente executivo do Fórum de Mídia do BRICS, Fu Hua, disse em seu discurso de abertura que o mundo de hoje está em meio de grandes mudanças não vistas em um século e o sistema de governança multilateral global está enfrentando desafios severos.
Segundo ele, os países do BRICS têm promovido ativamente o desenvolvimento e a prosperidade comuns, trazendo certeza a uma economia mundial incerta, e têm mantido efetivamente a paz e a segurança regionais e globais, injetando estabilidade em um mundo entrelaçado com mudanças. “Os países do BRICS também têm promovido vigorosamente os valores comuns de toda a humanidade, adicionando energia positiva à construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, disse.
Olhando para o futuro, a cooperação e o desenvolvimento do BRICS desfrutam de uma perspectiva brilhante para o futuro, acrescentou.
Fu enfatizou que os meios de comunicação dos países do BRICS são testemunhas e registradores da cooperação do bloco, bem como participantes e promotores. “A Xinhua está disposta a trabalhar com todos os colegas da mídia para contar melhor as histórias do BRICS, melhorando ainda mais a influência e o apelo da cooperação”, declarou.
Ele observou que a mídia do BRICS também deve servir como um think tank para o desenvolvimento do BRICS, fornecendo apoio intelectual para a cooperação e o desenvolvimento. “A mídia do BRICS deve estimular conjuntamente a nova vitalidade da tecnologia avançada, equipando a reportagem e o desenvolvimento da mídia com tecnologia avançada e aplicável. A mídia do BRICS deve dar as mãos na construção de pontes para a cooperação da mídia, promovendo intercâmbios interpessoais e aprendizado mútuo, e falando em uma voz comum no cenário internacional”, disse.
Como membro da Presidência do Fórum de Mídia do BRICS e organização anfitriã do escritório de ligação, a Xinhua também desempenhará um papel ativo no planejamento geral, coordenação e serviço, fornecendo forte apoio aos intercâmbios e interações de mídia do BRICS, acrescentou.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em uma mensagem de vídeo para a cúpula que o BRICS é um mecanismo de cooperação multilateral único, e todas as partes têm realizado uma cooperação frutífera por muitos anos.
Ele afirmou ainda que o BRICS se tornou um dos pilares importantes em um mundo multipolar, e o interesse da maioria dos países do mundo por esse mecanismo de cooperação está crescendo dia a dia.
Atualmente, a cooperação da mídia do BRICS tem sido continuamente aprimorada, e desempenha um papel importante na promoção do desenvolvimento das relações entre os países, aprofundando a amizade das pessoas e promovendo a confiança e o entendimento mútuos, disse ele, acrescentando que espera que a cúpula aprofunde o intercâmbio de mídia e a cooperação entre os países, e desempenhe um papel na apresentação abrangente dos países do BRICS e do mundo de hoje para o público em vários países.
O diretor-geral da TASS, Andrey Kondrashov, agradeceu à Xinhua em seu discurso por seu forte apoio à cúpula.
Ele observou que a influência dos países do BRICS está aumentando continuamente, e eles se tornaram uma força importante em vários campos, como política, economia e cultura internacionais.
Enquanto isso, ele enfatizou que os meios de comunicação do BRICS devem cobrir mais do que apenas interações políticas e cooperação econômica de vários países devido ao rico conteúdo da cooperação do BRICS. Eles também devem participar ativamente da construção de pontes de amizade entre os povos dos países.
Mohammed bin Abd Rabbo Al Yami, diretor-geral da União de Agências de Notícias da Organização de Cooperação Islâmica, disse que sua união considera o fortalecimento da cooperação com a mídia do BRICS como uma prioridade para seu desenvolvimento e está disposta a trocar e cooperar amplamente com todas as partes com base no respeito e promoção da diversidade de civilizações.
Nomsa Chabeli, diretora executiva do Grupo de Corporação de Radiodifusão da África do Sul, disse em seu discurso que os países do BRICS estão comprometidos em estabelecer uma ordem internacional mais inclusiva, diversificada e justa, acrescentando que a mídia do BRICS deve expandir continuamente os intercâmbios e a cooperação, fazer com que suas vozes sejam mais ouvidas, falar conjuntamente pelos países do BRICS e promover uma opinião pública internacional mais justa e imparcial.
O Fórum de Mídia do BRICS foi proposto pela Agência de Notícias Xinhua da China em 2015 e iniciado em conjunto com os principais veículos de mídia do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. O mecanismo se tornou uma plataforma pragmática e eficiente para intercâmbios e cooperação entre a mídia do BRICS.
A Rússia atua como presidente rotativa dos países do BRICS este ano. A Xinhua e a TASS concordaram em realizar conjuntamente a Cúpula de Mídia do BRICS no âmbito do mecanismo do Fórum de Mídia do BRICS.