19 de setembro de 2024

Search
Close this search box.

Candidato à prefeitura de Maricá (RJ), Washington Quaquá, fala às mídias alternativas 

Jornalistas das mídias independentes entrevistam, na terça-feira (24) às 17h, o candidato à prefeitura de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), que falará sobre seus projetos e propostas para a cidade.  

A coletiva de imprensa faz parte da série Barão nas Eleições, no qual os candidatos às prefeituras são sabatinados pelas mídias independentes.

Quaquá é sociólogo e foi prefeito de Maricá em 2008, reeleito em 2012. Entre suas ações para a cidade estão a Tarifa Zero no transporte público e a Moeda Social Mumbuca. 

A entrevista será transmitida ao vivo no canal da entidade no YouTube e de veículos parceiros. Apresentada pelo fundador do Jornal Empoderado e coordenador do Barão, Anderson Moraes,  a coletiva contará com jornalistas dos seguintes veículos: Agência de Notícias das Favelas, TVT News, TV 247, DCM, TV Fórum e Opera Mundi.  

Já passaram pelo o programa os candidatos às prefeituras de Teresina (PI), Fábio Novo (PT)Belo Horizonte (MG), Rogério Correia (PT)Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL) , João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo (PT) e Vitória (ES) João Coser.

Sobre o entrevistado: 

Washington Quaquá é sociólogo, deputado federal eleito pelo PT-RJ com votação de 113 mil votos. Originário da Favela do Caramujo, em Niterói, Rio de Janeiro. 

Graduado em Sociologia, ingressou no Partido dos Trabalhadores aos 14 anos (em 1985) participou da direção estadual do partido, em 1990,  e atualmente é  membro da Comissão Executiva Nacional do PT, ocupando a vice-presidência nacional da legenda.

Em 2008, Quaquá foi eleito prefeito de Maricá – RJ, tendo sido reeleito em 2012. Sua gestão ficou marcada por dois pilares: a Tarifa Zero e a Moeda Social Mumbuca. Com a implementação da Tarifa Zero, Maricá se tornou o primeiro município com mais de 100 mil habitantes a adotar um programa de transporte público gratuito. 

A Moeda Social Mumbuca, por sua vez, posicionou Maricá como um centro de inovação econômica ao promover uma economia circular, cujo objetivo é distribuir renda de maneira equitativa, beneficiando diretamente as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Quaquá recebeu  a medalha Tiradentes em 2023, uma honraria que destaca sua luta em prol do bem-estar da população.

Além de sua atuação política, Quaquá é escritor e autor dos livros “Da Favela ao Poder” e “Cabeça nas Nuvens”, obras que ampliam seu impacto e contribuição para o debate político e social, evidenciando sua multifacetada dedicação ao serviço público e ao progresso da sociedade.