12 de abril de 2025

Search
Close this search box.

Política Internacional para movimentos sociais: inscrições abertas no curso de extensão gratuito na UFRJ

“Política internacional para movimentos sociais: descolonizando a diplomacia brasileira e democratizando o debate internacional no Brasil” é o tema do curso de extensão que começa no próximo 6 de maio, presencialmente, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).

Por Redação/ Jubileu Sul Brasil

A formação gratuita, com certificado, tem ao todo seis módulos, com aulas nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio, e em 3 e 10 de junho, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. O IFCS/UFRJ fica no Largo São Francisco de Paula nº 1, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). O curso é exclusivo para pessoas que são membros de movimentos sociais, entidades e organizações da sociedade civil.

Para participar é necessária inscrição prévia até 24 de abril, clicando aqui ou pelo QR Code abaixo:

Entre os conteúdos abordados, estão: teorias de Relações Internacionais, história e realidade da política externa brasileira, intervenções dos EUA na América Latina e Caribe, movimentos sociais nas agendas internacionais e as lutas internacionais em 2025.

Os responsáveis pela formação são o historiador Miguel Borba de Sá, professor do IFCS/UFRJ, e a economista e educadora popular Sandra Quintela, ambos da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB). O curso ocorre numa parceria entre a UFRJ, o JSB e o Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS.

Sandra Quintela explica que o curso de extensão visa desenvolver o pensamento crítico sobre as relações internacionais e a política internacional:

“Num momento em que o Brasil está com agenda internacional forte, com G20 ano passado e reunião dos BRICs e COP 30 em 2025, como tudo se insere numa ordem internacional? Qual o embasamento teórico e prático que podemos desenvolver para entender melhor essa participação? O que está em jogo, quem ganha e quem perde? O que implica essa nova ordem a partir da eleição de Donald Trump? É um assunto extremamente relevante, que precisamos entender e tratar de forma crítica”, ressalta.

SERVIÇO
Curso de extensão “Política internacional para movimentos sociais: descolonizando a diplomacia brasileira e democratizando o debate internacional no Brasil”.
Datas: 6, 13, 20 e 27 de maio, 3 e 10 de junho (terças-feiras)
Horário: 19h às 21h
Local:  Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ
Largo São Francisco de Paula nº 1 – Centro- Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: https://bit.ly/Polit-InternacionalMovSociais
Informações: politicamovimentos@gmail.com
Gratuito, com certificado.