6 de agosto de 2025

Eleição na Bolívia: mídias alternativas do continente promovem entrevista coletiva nesta terça (5)

Para ajudar a entender o cenário eleitoral boliviano, o Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA) promove entrevista coletiva com transmissão ao vivo nesta terça-feira (5), às 10h30 (horário de Brasília). A rede é composta por dezenas de meios alternativos, populares e movimentos sociais da região, inclusive o Barão de Itararé e a Diálogos do Sul, que participam da atividade.

Confira o chamado e ative o lembrete da live!

As eleições gerais da Bolívia acontecem no dia 17 de agosto de 2025. O país chega à disputa em meio a tensões internas no MAS‑IPSP, judicialização da política, fragmentação da oposição e desafios econômicos. Neste cenário, o que pensam os movimentos populares? Como avaliam as candidaturas, os rumos do Estado Plurinacional e o papel das bases organizadas neste novo ciclo?

A jornalista Vanessa Martina‑Silva modera a entrevista coletiva promovida pelo Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA), que será realizada por jornalistas de veículos latino-americanos de destaque.

Três convidados centrais ajudam a iluminar o cenário:

Antonio Abal Oña – jornalista e analista político boliviano. Com uma leitura radical da história recente, ele analisa a fragmentação do MAS‑IPSP, o papel do lawfare e os riscos de desmontes institucionais silenciosos.

Dolores Arce – comunicadora indígena, ex-diretora do CEPRA e referência na comunicação popular. Ela denuncia a captura midiática do processo eleitoral e traz o olhar das comunidades que não aparecem nas pesquisas.

Ana Prestes – cientista política brasileira e analista internacional. Com experiência em articulação regional e feminismo popular, ela aponta os cruzamentos entre crise política, ofensiva conservadora e novas estratégias da esquerda.