29 de setembro de 2025

Cuidados digitais e segurança nas redes: curso gratuito para jovens de territórios periféricos no RS

Nos dias 17 e 18 de outubro, a cidade de Porto Alegre receberá o Ciclo Formativo “Cuidados Digitais e Bem-Estar na Internet”, um evento totalmente gratuito voltado para jovens de 14 a 35 anos interessados em compreender e enfrentar os desafios do ambiente digital.

A iniciativa organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com realização da Associação Brasileira de ONGs (Abong), Ação Educativa e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), com apoio da União Europeia pelo projeto NANET, busca capacitar pelo menos 40 jovens, com foco especial na participação de pessoas de territórios periféricos e marginalizados, para que possam navegar de forma segura, crítica e responsável na internet.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.https://doity.com.br/ciclo-formativo–cuidados-digitais-e-seguranca-nas-redes

O evento ocorre no CAMP – Escola do Bem Viver, no centro histórico da capital gaúcha e abordará os seguintes temas:

  • Influência dos algoritmos nas redes sociais
  • Desafios da desinformação
  • Proteção de dados pessoais
  • Práticas de ciberativismo e segurança digital

As aulas presenciais ocorrerão nos dias 17 e 18 de outubro, em Porto Alegre, e serão complementadas por aulas virtuais gravadas disponibilizadas na semana anterior, garantindo uma base teórica sólida para as atividades presenciais.

Além disso, os participantes receberão:

  • Alimentação gratuita durante os encontros
  • Certificado de horas complementares

Ministrado por especialistas, o ciclo oferece uma combinação única de prática e teoria para promover um uso saudável e consciente das tecnologias digitais.