
2025 está chegando ao fim e, antes de virarmos a página, queremos celebrar as conquistas e recarregar as energias para um novo ano que promete muita luta pela construção de uma comunicação mais democrática e plural.
Por isso, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé convida para a tradicional confraternização com as mídias independentes, que acontecerá na quinta-feira (11/12), a partir das 17h, no The Joy — Rua Maria Antônia, 330.
O espaço oferece uma variedade de petiscos e lanches, além de cervejas, drinks e shots. A entrada é gratuita, cada pessoa paga apenas o que consumir. Venha participar e encontrar representantes dos movimentos sociais, militantes, ativistas e simpatizantes da luta pela democratização da comunicação.
Marcas do que se foi ….
2025 marca os 15 anos de resistência do Barão de Itararé, fundado em 2010, após a realização da primeira Conferência Nacional de Comunicação (Cofecon) convocada pelo presidente Lula em 2009, com Franklin Martins à frente do Ministério das Comunicações.
“Foi um agito, mais de 40 mil pessoas participaram das etapas municipal, estadual e nacional, incluindo os blogueiros que surgiram em 2005 e 2006, jornalistas independentes da mídia tradicional, acadêmicos e movimentos sociais”, lembra o jornalista e coordenador da entidade, Altamiro Borges.

A data foi celebrada em maio, com uma festa no Al Janiah, que reuniu diversas pessoas que ajudaram a construir a organização desde o início e novos amigos que se somaram ao longo da caminhada.
Durante esses quinze anos, o Barão realizou inúmeros debates, lives, publicações, atos, encontros regionais e nacionais, além de atuação internacional.
Internacionalismo
Em novembro, a organização realizou o 2º Seminário Internacional de Comunicação para a Integração, que reuniu comunicadores, pesquisadores, lideranças sociais e organizações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Cuba, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela, em Salvador (BA), de maneira presencial e remota para construir uma rede de comunicação regional.

Atuando na articulação de uma comunicação independente e integrada no campo progressista latino-americano, a entidade foi representada na Cúpula pela Paz e Contra a Guerra, realizada em julho na Venezuela pelo jornalista Felipe Bianchi, que produziu matérias exclusivas e acompanhou de perto as eleições municipais no país. Já a jornalista e coordenadora do Barão, Vanessa Martina-Silva, integrou uma Brigada Internacional no Haiti a convite da Alba Movimentos.
Juventude
Neste ano, a juventude ocupou o Barão e fortaleceu os laços com a organização com a realização do 1º Encontro Nacional de Comunicadores, Ativistas Digitais e Juventudes (EJUV) que contou com debates, hackathon, mostra científica e oficinas, realizado em setembro.

No mesmo mês, a organização participou do 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (5º ENDC) da Frente Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) ocorrido em Fortaleza (CE).

Em relação às lives e debates, o programa o Barão Entrevista, coletiva das mídias independentes, exibido ao vivo no Canal do Barão no YouTube e reproduzido por veículos parceiros, teve a presença de ministros e secretários do governo, além de presidentes de organizações sem fins lucrativos (ONG) e instituições, especialistas em temáticas internacionais, entre outros entrevistados.
O Barão de Itararé integra o projeto Territórios Mídia Brasil (TMB), que termina em dezembro deste ano, uma iniciativa que busca reunir comunicadores populares e mídias periféricas visando fortalecer a comunicação comunitária.