31 de agosto de 2025

Barão de Itararé promove videoaula com Eduardo Fagnani sobre taxação das grandes fortunas

Desde 1º de julho, movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, intelectuais, entidades religiosas e partidos progressistas estão mobilizados na realização do Plebiscito Popular 2025, uma consulta pública que propõe ouvir a população sobre temas como: a redução da jornada de trabalho sem corte de salários, o fim da escala 6×1 e a reformulação do imposto de renda, com isenção para quem recebe até R$ 5 mil e maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil.

Para aprofundar o debate sobre a taxação dos super-ricos, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promove, na próxima quinta-feira (31), às 19h (horário de Brasília), uma videoaula gratuita com o economista Eduardo Fagnani. A transmissão será ao vivo pelo canal do Barão de Itararé no YouTube e por veículos parceiros. Durante o evento, Fagnani abordará os impactos econômicos e sociais da taxação das grandes fortunas no Brasil.

Confira a videoaula pública ao vivo:

A participação é aberta ao público, com espaço para envio de perguntas pelo chat ao vivo. Para interagir, basta se inscrever no canal do Barão de Itararé no YouTube. O plebiscito segue até setembro, com urnas espalhadas por todo o país, além da opção de voto online.

Sobre o palestrante

Eduardo Fagnani é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor do Instituto de Economia da Unicamp (1985–2020) e é pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-Unicamp). Coordena a Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento.

Barão de Itararé: 15 anos na luta pela democratização da comunicação!

Fundada em meados da década de 2010, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé nasceu com a missão de congregar diversos setores da sociedade na luta por uma mídia mais democrática. Setor historicamente concentrado nas mãos de poucas famílias, o Barão reúne acadêmicos, jornalistas, movimentos sociais, sindicalistas, ativistas da cultura e da política para somarem esforços em uma luta estratégica para o campo democrático e popular – muitas vezes, infelizmente, menosprezada.

Atravessando as transformações tecnológicas cada vez mais rápidas no mundo da comunicação, o Barão consolidou-se como um dos espaços mais vibrantes da luta para democratizar o setor no Brasil. A entidade investe em formação através de debates, seminários, cursos e palestras, além da publicação de livros em seu selo de editorial.

Suprapartidário, o Barão notabilizou-se como a casa das mídias alternativas, independentes e populares, abraçando todo o campo democrático e progressista.