2 de agosto de 2025

1º Encontro Nacional de Comunicadores, Ativistas Digitais e Juventudes ocorre em agosto; inscreva-se gratuitamente!

Nos dias 23 e 24 de agosto, São Paulo será palco de um encontro potente entre juventude, comunicação e ativismo digital.

O 1º EJUVEncontro Nacional de Comunicadores, Ativistas Digitais e Juventudes é um espaço ideal para quem quer construir uma comunicação democrática, enfrentar a desinformação e fortalecer uma mídia popular, soberana e feita pelo povo.

Serão dois dias de debates, oficinas, grupos de trabalho e muita troca de experiências, que ocorrerão no Armazém do Campo, do MST (Alameda Nothmann, 806). Um espaço para se conectar com outras juventudes que comunicam nas redes, nas quebradas, nos coletivos e nos territórios!

Se você é jovem, comunicador(a) e quer fazer parte dessa rede de transformação, inscreva-se agora! O evento é 100% gratuito, com alimentação garantida e hospedagem para quem vem de fora de São Paulo. As vagas são limitadas!

Promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o 1º EJUV conta com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), através do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Garanta já a sua participação: https://doity.com.br/1-encontro-nacional-de-comunicadores-ativistas-digitais-e-juventudes

A lista completa com os nomes de quem ministrará os debates e as oficinas serão divulgados em breve, mas a programação já está no ar!

SÁBADO – 23 de agosto

09h – Mesa-redonda – Abertura do evento: Qual o papel das juventudes na comunicação alternativa?
09h40 – Mesa-redonda – Jornalismo investigativo e Comunicação militante
11h25 – Oficina – Como fortalecer a cooperação entre movimentos sociais e mídias alternativas?
12h05 – Mesa-redonda – Qual o papel do jornalismo climático e do ativismo digital para o enfrentamento às mudanças climáticas?
13h35 – Atividade – Mini-tour pelo espaço cultural aberto
14h55 – Oficina – Como transformar ideias em projetos reais?
15h35 – Mesa-redonda – Quais os impactos da inteligência artificial e da desinformação na comunicação, no jornalismo e no consumo midiático?
17h20 – Oficina – Qual o papel da educomunicação no enfrentamento ao jornalismo tendencioso e à economia de cliques?
18h00 – Mesa-redonda – Como a interseccionalidade classe, raça, gênero e de pessoas com deficiência se insere no centro do debate da comunicação?

DOMINGO – 24 de agosto

09h – Mesa-redonda –  Como construir a soberania digital através do software livre e dos bens públicos digitais?
10h30 – Oficina – Como produzir conteúdos de qualidade e engajar nas principais redes sociais?
11h25 – Oficina – O que o Jornalismo 5.0 traz de desafios e oportunidades para o século XXI?
12h05 – Mesa-redonda – Mesa de avaliação do evento e consolidação de encaminhamentos

Mais informações serão divulgadas em breve. Enquanto isso, garanta a sua participação gratuitamente clicando aqui.

Barão de Itararé: 15 anos na luta pela democratização da comunicação!

Fundada em meados da década de 2010, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé nasceu com a missão de congregar diversos setores da sociedade na luta por uma mídia mais democrática.

Setor historicamente concentrado nas mãos de poucas famílias, o Barão reúne acadêmicos, jornalistas, movimentos sociais, sindicalistas, ativistas da cultura e da política para somarem esforços em uma luta estratégica para o campo democrático e popular – muitas vezes, infelizmente, menosprezada.

Atravessando as transformações tecnológicas cada vez mais rápidas no mundo da comunicação, o Barão consolidou-se como um dos espaços mais vibrantes da luta para democratizar o setor no Brasil. A entidade investe em formação através de debates, seminários, cursos e palestras, além da publicação de livros em seu selo de editorial.

Suprapartidário, o Barão notabilizou-se como a casa das mídias alternativas, independentes e populares, abraçando todo o campo democrático e progressista.