10 de novembro de 2025

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo promove ato-debate em defesa da Venezuela e Colômbia

Na próxima quinta-feira, 13, às 19 horas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) promoverá um ato-debate com o objetivo de discutir a crescente ameaça de intervenção militar, protagonizada pelos Estados Unidos (EUA), na América Latina, a partir das declarações emitidas pelo presidente estadunidense, Donald Trump, contra a Venezuela e a Colômbia.

Por redação/Sindicato dos Jornalistas de São Paulo 

A atividade contará com a presença de Marcelo Buzzeto, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, com pesquisa sobre Doutrina Militar e Defesa Nacional na Venezuela. Julio Turra, assessor político da CUT Nacional, representando a Secretaria de Relações Internacionais da Central. Leonardo Fernandes, jornalista, mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina pela Unesp, viveu em Caracas entre 2008 e 2013. E Karen Méndez, jornalista venezuelana com 20 anos de experiência na cobertura de assuntos internacionais e da Venezuela, hoje trabalha na agência de notícias Venezuela News.

O evento será mediado por Thiago Tanji, presidente do SJSP, e terá tradução de Ciro Caique Silva, venezuelano residente no Brasil e colaborador dos sites Diálogos do Sul Global e Outras Palavras. A abertura é do grupo Entrelatinos.

A ameaça à soberania da Venezuela e ao presidente Nicolás Maduro pelo governo Donald Trump, somada as recentes declarações do mandatário qualificando o presidente Gustavo Petro da Colômbia como narcotraficante são parte de uma escalada de ameaças militares e ataques econômicos aos povos de nosso continente.

As recentes movimentações da extrema-direita brasileira, a partir do massacre promovido por Cláudio Castro nos complexos da Penha e do Alemão, apontam para uma escalada sem precedentes. A guerra não interessa a nenhum povo das Américas. O que se cobra é uma posição contundente do governo brasileiro de oposição às declarações e agressões do presidente dos EUA, Donald Trump, e das ações bélicas das forças armadas dos EUA no mar do Caribe.

Serviço

ATO – DEBATE EM DEFESA DA VENEZUELA E DA COLÔMBIA!
NÃO À ESCALADA MILITAR CONTRA A AMÉRICA LATINA!

Quinta-feira, 13 de novembro às 19h

Sindicato dos Jornalistas de SP – Auditório Vladimir Herzog

Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – República

Estacionamento na frente (sem convênio)