É possível moldar a percepção da realidade com elaboradas táticas de engenharia de opinião?
Os eventos recentes da nossa história traduziram o desejo real de um povo ou apenas fizeram parte de uma ação midiática organizada?
O workshop utiliza o período de 2013-16 para fazer uma reflexão sobre a atuação política da grande mídia brasileira e elucidar diversos pontos, entre eles:
– Conceitos de monopólio da comunicação;
– Hegemonia política;
– Guerra híbrida;
– Bombas semióticas e engenharia de opinião pública;
– Diferentes legislações e regulações de comunicação do Brasil e do mundo.
Como um país que sempre teve entre suas características a “cordialidade” – imortalizada pelo historiador Sérgio Buarque de Hollanda -, pode ter sido envenenado psiquicamente, travando o debate político racional pelo ódio e intolerância.
Palestrante – Prof. Wilson Roberto Vieira Ferreira
Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual.
Pesquisador e escritor, autor de verbetes no “Dicionário de Comunicação” pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros “O Caos Semiótico” e “Cinegnose” pela Editora Livrus.
Público alvo – Público em geral interessado ao tema do curso e estudantes universitários dos cursos de graduação e pós graduação (bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado). A lista completa de cursos habilitados pela nossa carga horária em atividades complementares:
– Administração, Arte, Artes Visuais, Ciências Econômicas e Comércio Internacional, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comércio Exterior, Comunicação das Artes do Corpo, Direito, Economia, Filosofia, Fotografia, Geografia, Gestão Pública, História, Jornalismo, Letras, Marketing, Pedagogia, Produção Audiovisual, Produção Cultural, Produção Editorial, Produção Multimídia, Produção Publicitária, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Rádio – Tv e Internet, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Relações Públicas, Segurança Pública, Serviço Social, Sistemas de Telecomunicações, Teatro e Teologia.