A partir do tema “Desafiando o poder das Big Techs: soberania tecnológica e futuros digitais alternativos“, o aclamado pesquisador bielorrusso, autor de obras que são referências para a reflexão sobre Internet e seus efeitos, Evgeny Morozov fará um bate-papo aberto ao público no teatro da FECAP (São Paulo), em uma iniciativa do NIC.br e CGI.br com apoio da FECAP.
Quando: 28/8 (segunda-feira)
Horário: 19h
Onde: Teatro da Fecap – Avenida da Liberdade, 532 – Liberdade – São Paulo (SP)
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do endereço: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/Encontro-Evgeny-Morozov/
As vagas são limitadas!
Haverá transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube, bem como certificado de participação.
Desafiando o poder das Big Techs: soberania tecnológica e futuros digitais alternativos
Meio século atrás, a América do Sul esteve na vanguarda, desafiando o poder de empresas multinacionais na esfera das telecomunicações. Mais do que isso, uma combinação distinta de economia radical, cibernética e política democrática causou a articulação de visões audaciosas próprias sobre como se usar o poder computacional em nome de projetos de desenvolvimento não corporativos, mas centrado nas pessoas. Enquanto confrontamos os desafios colocados pelas Big Techs atuais – das fake news à IA generativa – é tempo de reanalisar aquela experiência e aprender sua principal lição: em um mundo cada vez mais digital, soberania tecnológica é o pré-requisito para qualquer soberania política e econômica significativas.
Sobre Evgeny Morozov
Evgeny Morozov nasceu em Soligorsk, Bielorrússia, em 1984. Estudou de 2001 a 2004 na American University in Bulgaria, obtendo um BA em Economia e administração de empresas. Viveu alguns anos em Berlim, fellow da American Academy. Mudou para os Estados Unidos, onde foi professor visitante da Universidade de Stanford, fellow da New American Foundation e da Georgetown University e colaborador e editor da revista Foreign Policy, da qual foi autor do blog Net Effect. Em 2018 obteve o phD em História da Ciência na Universidade de Harvard.
Publicou To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological Solutionism [Para salvar tudo, clique aqui: a loucura do solucionismo tecnológico] (PublicAffairs, 2013) e The Net Delusion: The Dark Side of Internet Freedom and To Save Everything [A desilusão da rede: o lado negro da liberdade da internet e para salvar tudo) (PublicAffairs, 2011), dois livros de referência para a reflexão sobre Internet e seus efeitos. Além da publicação acadêmica, Morozov é um atuante colaborador da grande mídia, com textos publicados em veiculos como The New York Times, The Economist, The Wall Street Journal, Financial Times, London Review of Books, The Guardian e Times Literary Supplement. Mantém uma coluna mensal no Observer (The Guardian), republicada em jornais internacionais como El País, Internazionale e Süddeutsche Zeitung. Em 2018 foi nomeado um dos 28 europeus mais influentes pela revista Politico, uma organização global apartidária de notícias políticas.
Estará em São Paulo (27 – 30 de agosto), Brasilia (30 agosto – 1 setembro), Rio de Janeiro (2 – 4 setembro) para promover o podcast The Santiago Boys (https://the-santiago-boys.com), sobre um grupo de utopistas radicais em torno de Salvador Allende, presidente socialista do Chile. Sem se deixar abater pela Guerra Fria e pelas maquinações de seus inimigos e auxiliados por um excêntrico consultor britânico, eles tentam controlar a tecnologia de multinacionais e agências de inteligência e usá-la para criar uma economia mais igualitária. Enquanto seu sonho é destruído pelo sangrento golpe de Pinochet, os Santiago Boys encontram uma inesperada vida após a morte – e no Vale do Silício, de todos os lugares.