Nesta terça-feira (15), especialistas internacionais debatem o futuro digital da América Latina

Internacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A iniciativa Internet Ciudadana (Internet Cidadã) realiza, nesta terça-feira (15), a partir das 12h, um webinário internacional com a proposta de mapear as novidades e a situação geral de políticas públicas e legislação em relação ao âmbito digital na América Latina. Coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a jornalista Renata Mielli fará uma exposição sobre a situação do Brasil nessa discussão, que contará também com representantes do Equador e do Uruguai.

Segundo a convocatória do evento, já existem numerosos documentos e análises que tipificam diversas ameaças que o avanço descontrolado das corporações monopólicas sobre a Internet, afetando questões como os direitos humanos e o desenvolvimento equitativo dos povos. Apesar disso, a ação estatal para equilibrar este processo é lenta, tanto em termos de medidas de governo quanto de regulação legislativa. O próprio debate público sobre os avanços e os retrocessos nesta área em nossa região é escasso.

Por isso, a atividade tem o papel de promover a pauta na perspectiva latino-americana e caribenha, aprofundando o debate e realizando um intercâmbio de experiências e ideias.

 O webinário contará com a participação dos seguintes debatedores:

– Valeria Betancourt (Asociación para el Progreso de las Comunicaciones, do Equador)
– Renata Mielli (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, do Brasil)
– Enrique Amestoy (Activista por la soberanía tecnológica, do Uruguai)
– Paula Martins (Asociación para el Progreso de las Comunicaciones, do Canadá)

Assista ao vivo a partir do meio-dia: