13 de julho de 2024

Search
Close this search box.

Live com ex-ministro da Saúde sobre a luta por vacina inaugura parceria entre Amigos da ENFF e Barão de Itararé

A próxima Live dos Amigos ENFF no canal do YouTube será realizada com o ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, na segunda-feira, 5 de abril, às 17h30. Em pauta, a pandemia, a saúde pública brasileira e a luta pela vacina. O debate contará também com a participação de Maria da Paz, médica e militante dos Médicos e Médicas Populares, e do MST. A mediação do fica por conta do coordenador da AAENFF, Fábio Venturini.

Uma novidade nessa live é a parceria com o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade que luta pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país, e que também transmitirá o evento por meio de seu canal no YouTube.

Ademar Arthur Chioro dos Reis foi ministro da Saúde do governo Dilma entre 2014 e 2015. Médico sanitarista e professor universitário, Chioro, é uma das vozes contra a atual política genocida do governo Bolsonaro e de seu ministério da Saúde. Formado em Medicina pela UniFESO, no Rio de Janeiro, com mestrado na Unicamp e doutorado pela UNIFESP.

Sua gestão no Ministério da Saúde foi marcada pela valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Saúde Pública, através da ampliação do Programa “Mais Médicos”, ao contrário do que ocorre na conjuntura atual. Para Chioro, em entrevista à TVT, o quadro brasileiro na pandemia é muito grave e as mortes no Brasil podem chegar a meio milhão até julho.

“Se não forem adotadas pelas autoridades sanitárias, pelos governos, medidas drásticas, como o isolamento total, também conhecido como lockdown, será muito difícil interromper a taxa de transmissão, que se encontra muito elevada e vem crescendo em vez de diminuir, como acontece em todo o mundo”, afirma. Para ele, o momento é de centrar esforços para “a proteção da vida dos brasileiros e das brasileiras”.

Maria da Paz, ou “Paizinha”, como é mais conhecida, também tem ampla experiência em Saúde Pública. Formada em Medicina pela ELAM (2005) em Cuba, é especialista em Medicina de Família e comunidade. Atualmente é mestranda em saúde pública pela ENSAP/Havana, faz parte da rede nacional de Médicas e Médicos populares e é militante do MST.

Assista ao vivo no #CanalDoBarão e ajude a fortalecer mais esta iniciativa entre entidades do campo democrático e popular para romper o bloqueio da mídia comercial. Inscreva-se no canal, ative o ‘sininho’ para receber notificações e ative o lembrete deste vídeo para receber um aviso quando estivermos ao vivo: