Nos próximos dias 13 e 14 de junho, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realiza, em parceria com o portal Outras Palavras e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o seminário “Em defesa do petróleo brasileiro e da Petrobras”.
O evento virtual, gratuito e aberto ao público interessado contará com a participação de especialistas, lideranças políticas, técnicas e dos trabalhadores. Em pauta, questões centrais envolvendo a principal empresa nacional, que tem papel essencial à defesa da soberania e desenvolvimento sustentável do Brasil.
Tema premente que integrará a discussão serão os elevados preços dos combustíveis, grandes vilões da inflação que assola o País. “O fato é que desde 2016, quando foi adotado o chamado modelo de Paridade de Preço de Importação (PPI), o valor que os brasileiros pagam para transportar suas mercadorias, se locomover e cozinhar, entre outras atividades essenciais, flutua conforme a cotação do petróleo no mercado externo e segundo a valorização do câmbio. Eis a receita de absurdos R$ 7,00 por um litro de gasolina ou um botijão de gás chegando a R$ 160,00 em alguns locais”, destaca Murilo Pinheiro, presidente do SEESP.
Na sua avaliação, esse quadro não será resolvido com a proposta colocada à mesa pelo governo federal de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. “A medida não vai ao cerne da questão, que envolve, além da política de preços, o papel das importadoras de combustível e o desmonte da capacidade de refino de petróleo internamente. E é esse pacote que precisa ser repensado com seriedade, coragem e espírito público”, aponta.
O engenheiro descarta ainda a privatização da Petrobras como solução. “Não tem qualquer lógica imaginar que entregar todo o setor de petróleo ao mercado fará os preços baixarem”, ressalta.
Os desafios e os caminhos em defesa do petróleo brasileiro e da Petrobras estão em pauta no seminário que terá transmissão ao vivo nos canais do Youtube das entidades organizadoras, além de mídias parceiras.
Confira a programação e assista em tempo real:
13/6 | Segunda-feira
18h – Compromisso em defesa da Petrobras
Murilo Pinheiro – Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)
Deyvid Bacelar – Coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Fernando Siqueira – Diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet)
Roberto Freire – Presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)
Orlando Silva – Deputad federal (PCdoB/SP)
Sâmia Bomfim – Deputada federal (PSOL/SP)
Erika Kokay – Deputada federal (PT/DF)
Flávio Dino – Governador do Maranhão (2015-2022) – PSB
Paulo Ramos – Deputado federal (PDT/RJ)
14/6 | Terça-feira
10h – Radiografia do desmonte e da resistência
Paulo César Ribeiro de Lima – Ex-engenheiro da Petrobras e consultor legislativo aposentado na área de minas e energia
William Nozaki – Coordenador técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep)
Roberto Requião – Senador (2011-2018) e ex-governador do Paraná (a confirmar)
14h – Caminhos para recuperar a empresa e o País
Gilberto Bercovici – Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Clarice Ferraz – Diretora do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina)
Guilherme Estrella – Ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras
Luiz G. Belluzzo – Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
16h – O papel das mídias que não silenciam
Claudia Santiago – Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)
Antonio Martins – Outras Palavras
Juliane Furno – Economia com Ju Furno