22 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

Comunicação Pública: Governo federal recebe reivindicações do setor

Fonte: FNDC

Mário Sartorello (Abpub), Taís Ladeira (Amarc), Rodrigo Lucena (Astral), Paulo Miranda (Abccom), ministro Gilberto Carvalho, Fabrício Costa (representou o ministro Thomas Trauman, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Rosane Bertotti (FNDC e CUT), Evelin Brisolla (FrenteCom), Ines Fortes (MNRC) e Márcio Jerson (Frenavatec). Foto: Lidyane Ponciano

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reafirmou a disposição do governo federal, especialmente da Presidenta Dilma Rousseff, em fazer promover a regulação das comunicações, incluindo o sistema público (composto por emissoras públicas, educativas, universitárias, legislativas, comunitárias). Gilberto Carvalho participou do Fórum Brasil de Comunicação Pública, na Câmara dos Deputados, na tarde desta sexta (14/11), quando recebeu das entidades organizadoras a Plataforma pelo Fortalecimento da Comunicação Pública no Brasil.

O ministro representou Dilma, que está em viagem oficial à Austrália, e sinalizou a possibilidade de um encontro dos movimentos sociais de luta pela democratização da comunicação com a presidenta, em resposta à solicitação feita pelas organizações. O documento também foi entregue a Fabrício Costa, representante do ministro Thomas Trauman, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

A Plataforma contém as demandas históricas do campo público da comunicação, como a regulação do setor. Além de um panorama histórico, o documento faz um diagnóstico da situação das emissoras, pontuando os principais desafios, como a infraestrutura de sinal e equipamentos, fontes de financiamento, gestão e participação social, independência e políticas para diversidade e pluralidade de conteúdos e valorização dos trabalhadores.

Além da Plataforma, as discussões feitas durante os dois dias do Fórum serão incorporadas a um relatório final, que será posteriormente distribuído para as entidades e órgãos de governo nas esferas municipal, estadual e federal.

Para Rosane Bertotti, coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratizção da Comunicação (FNDC), a presença do ministro significa um reconhecimento à construção política e social do Fórum. “A reafirmação dele de que o governo pretende fazer a regulação econômica da comunicação demonstra o avanço que a democracia brasileiro precisa. Esperamos que esse compromisso se transforme em ações concretas com diálogo e participação social”.

Acesse a íntegra da Plataforma pelo Fortalecimento da Comunicação Pública no Brasil

Carta de Brasília – Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014