Atenção: o evento foi adiado. Matéria atualizada às 13h58 do dia 18 de abril de 2023.
O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) participa, na quarta-feira, 19 de abril, a partir das 18h, de entrevista com jornalistas de diversas mídias independentes na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo. A coletiva será transmitida em tempo real pela Fundação Perseu Abramo e pelo canal do Barão no YouTube.
Além de apresentar um balanço dos 100 dias de seu mandato como sucessor de Rui Costa, Jerônimo terá a oportunidade de aprofundar temas regionais que são a bandeira de seu mandato, como o combate à fome e o fortalecimento de políticas para a inclusão social em sintonia com o Governo Federal. Membro da comitiva da viagem de Lula à China, o governador baiano falará em primeira mão sobre o saldo das reuniões e conversas realizadas em solo asiático.
Nascido em Aiquara, cidade com cerca de 6 mil habitantes localizada no território de identidade do Médio Rio de Contas, na região de Jequié, Jerônimo Rodrigues é o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil. É engenheiro agrônomo de formação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
Foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019 e da Educação entre 2019 e 2022 – em ambas as pastas estaduais, foi responsável pela execução dos maiores investimentos realizados pelo Estado da Bahia na história nos dois segmentos.
Ainda sobre sua trajetória, Jerônimo foi o responsável pelos Programas de Governo Participativo do governador Rui Costa nas eleições de 2014 e 2018, elaborando propostas que se tornaram marcos na Bahia, como as Policlínicas Regionais de Saúde, o Programa Primeiro Emprego e várias políticas de assistência estudantil para reduzir a evasão escolar.
Eleito governador com 4.480.464 votos (52,79%) ao derrotar ACM Neto (União Brasil-BA), Rodrigues tem a missão de dar continuidade e aprofundar as mudanças implementadas por seu antecessor, Rui Costa.
SERVIÇO