21 de novembro de 2024

Search
Close this search box.

“Se não atualizarmos nossos programas, a extrema direita vai dominar”, diz prefeito eleito em Niterói-RJ, Rodrigo Neves

O candidato do campo progressista vitorioso à prefeitura de Niterói-RJ, Rodrigo Neves (PDT), foi sabatinado pelas mídias independentes, na última quarta-feira (06). Rodrigo Neves, que já foi prefeito do município por dois mandatos (2012-2020), fez uma análise sobre os desafios para o próximo período para barrar o avanço da extrema direita no país.

Por Érika Ceconi/ Barão de Itararé 

Durante a entrevista coletiva, organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Rodrigo Neves destacou as políticas públicas realizadas durante sua gestão no município que contribuíram para melhorar a qualidade de vida da população.

“A gente colocou em prática uma agenda de prevenção à violência urbana, quando eu assumi [a prefeitura]  Niterói estava vivendo uma crise na segurança e decidi enfrentar esse tema, porque esse modelo nosso de segurança pública está falido”, disse.

Segundo ele, a criação de programas de esporte, cultura e profissionalização voltados para a juventude foi uma das estratégias utilizadas para a prevenção da violência urbana na cidade. Neste sentido, Neves também destacou projetos de tratamento de água e saneamento básico nas comunidades, melhoria habitacional, sustentabilidade, entre outras ações que serão ampliadas em sua nova gestão.

“Investimos mais de um bilhão de reais em contenção de encostas, são obras caras, que não aparecem,  mas que salvam vidas. Queremos transformar Niterói em um exemplo de cidade sustentável”, apontou.

Sobre o avanço da extrema direita no país, Rodrigo Neves acredita que o setor progressista precisa se renovar. “O campo progressista envelheceu e não se renovou, vamos ter que ter a capacidade de construir novas lideranças. Temos que lidar com a nova realidade, se não formos capazes de atualizar nossos programas a extrema direita vai dominar”, alertou.

Outra maneira de enfrentar esse revés, segundo Rodrigo Neves, é que os governos progressistas façam políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população. “A constituição de frentes amplas e democráticas é muito importante, atrair outros setores sociais e políticos, mas é insuficiente para esse enfrentamento da extrema direita. É fundamental também que essas frentes possam melhorar efetivamente a vida das pessoas”, concluiu.

Apresentada pelo fundador do Jornal Empoderado e coordenador do Barão de Itararé, Anderson Moraes, a bancada de entrevistadores contou com os seguintes nomes e veículos: Talita Galli (TVT News), Dayane Santos (TV 247), Dri Delorenzo (TV Fórum), Guiomar Prates (TV Vermelho), Maurício Thuswohl (CartaCapital), Miguel do Rosário (O Cafezinho) e Gilberto Souza (Correio do Brasil).