Celebrado em 7 de abril, o Dia do Jornalista foi marcado pelo lançamento de um instigante manual de jornalismo da comunidade São Remo, localizada na zona oeste de São Paulo, realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Por Anderson Moraes, para o Barão de Itararé*
Elaborado sob a supervisão do professor titular da ECA, Dr. Dennis de Oliveira, o Manual de Redação do Jornalismo Comunitário foi oficialmente lançado com a presença de alunos, jornalistas e representantes destacados de mídias pretas e alternativas, ocupando um reconhecido espaço de produção de pensamento crítico sobre comunicação.
O evento ocorreu no “Auditório Freitas Nobre” da USP e contou com a presença de Antonio Junião (Ponte Jornalismo), Pedro Borges (Alma Preta), Gisele Alexandre (podcast Manda Notícias), Dra. Juliana Salles (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Prolam – da USP), a professora de Jornalismo Edilaine Felix e Anderson Moraes, do Jornal Empoderado e do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
A mesa compartilhou vivências e experiências com os quase 100 estudantes que estavam ali com seus cadernos e celulares anotando tudo, como bons jornalistas.
Pedro Borges falou da importância da reportagem. Gisele Alexandre citou seu trabalho com Educomunicação. Junião tratou da experiência da Ponte. Em comum, a defesa do trabalho de reportagem como coração do jornalismo; os cuidados na abordagem de temas como a violência policial e a prisão sistemática de jovens negros; e a importância de que existam políticas públicas para o financiamento das mídias alternativas, em especial as que trabalham com o recorte racial e periférico.
Notícias do Jardim São Remo
O jornal “Notícias do Jardim São Remo” foi criado em setembro de 1994 pelo Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro, na disciplina “Laboratório de Texto” do curso de Jornalismo da ECA-USP.
Uma curiosidade é que ele nasceu como jornal mural produzido pelos alunos do primeiro ano do curso e era o órgão oficial da Associação de Moradores do Jardim São Remo. Além de ser uma atividade de aprendizado, a iniciativa se tornou um instrumento relevante de comunicação para a comunidade.
O Manual de Redação recém-lançado consiste em um guia que aborda desde a estrutura básica de textos jornalísticos até a ética no ofício. Mais que isso, é um instrumento que pode funcionar como uma bússola em um período em que o jornalismo é tratado sem o respeito devido e, claro, voltado para quem faz comunicação desde os territórios.
A necessidade de isolamento imposta pelos tempos difíceis de Covid-19 obrigou o curso de Jornalismo da ECA a ser conduzido de maneira remota e, assim, de uma crise surgiu uma oportunidade com a criação do portal Central Periférica. A iniciativa, como enseja seu nome, trata de notícias das periferias da cidade de São Paulo. Atualmente são produzidas as versões impressa e digital do projeto.
*Anderson Moraes é militante do movimento negro, fundador do Jornal Empoderado, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e apresentador na TV Fórum
A Coluna do Barão é um espaço dedicado à publicação de análises e reflexões sobre a comunicação e questões como a política, a economia, a cultura e sociedade brasileira em geral. A coluna traz textos exclusivos de autores e autoras diversos, em sua ampla maioria, membros a Coordenação Executiva ou do Conselho Consultivo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. O conteúdo dos artigos não expressam, necessariamente, a visão da organização.